250 mortes por dengue apenas em 2024
Aumento alarmante de casos e mortes por dengue no Brasil em 2023 destaca a importância de ações preventivas. Saiba mais sobre as medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para combater a doença.
O Brasil registrou um aumento alarmante no número de casos e mortes por dengue no ano de 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram contabilizados 1.038.475 casos prováveis e 258 mortes decorrentes da doença. Além disso, o país ainda investiga 651 possíveis óbitos relacionados à dengue.
Incidência da doença é maior entre 30 e 39 anos
O coeficiente de incidência da dengue no Brasil é de 511,4 por 100 mil habitantes. A faixa etária mais afetada é a de 30 a 39 anos, tanto em homens quanto em mulheres. Foram registrados 111.302 casos entre as mulheres e 91.229 entre os homens nessa faixa etária, totalizando mais de 200 mil casos. Segundo a pasta, cerca de 55% das infecções prováveis são em mulheres, enquanto os homens representam aproximadamente 44% dos casos.
Situação alarmante nos Estados
O estado de Minas Gerais lidera o número de casos, com 362.624 registros. São Paulo vem em seguida, com 178.151 casos, seguido pelo Distrito Federal, com 102.757 casos. Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo também apresentaram números preocupantes.
Ações de combate à dengue
Diante do aumento expressivo de casos, o Ministério da Saúde anunciou a realização do Dia D de combate à dengue, com o tema “10 minutos contra a dengue”. A mobilização objetiva reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A ministra da saúde, Nísia Trindade, irá participar das ações na cidade de Serra, no Espírito Santo.
O aumento de casos de dengue no país é preocupante, principalmente considerando que o pico típico das epidemias da doença costuma acontecer entre os meses de março e abril. As ações que serão realizadas durante o Dia D de combate à dengue são fundamentais para o controle e prevenção da doença, que apesar de ser prevenível, continua causando muitas mortes no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)