Prefeitura de SP autoriza recuperação da marquise do Ibirapuera
Descubra mais sobre a renovação da histórica Marquise do Ibirapuera, projetada por Oscar Niemeyer. Trabalho começa na próxima semana e trará vida nova a esse ícone de São Paulo!
![Prefeitura de SP autoriza recuperação da marquise do Ibirapuera](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/02/Captura-de-tela-2024-01-08-171120-1-1024x536.jpg)
Uma marquise histórica projetada por Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera vai passar por um processo de renovação muito necessário, de acordo com um anúncio feito pelo prefeito Ricardo Nunes. A autorização foi assinada durante a intervenção do programa Prefeitura Presente, na região da Vila Mariana e as obras começarão na próxima segunda-feira (4).
Detalhes sobre o projeto
Ricardo Nunes anunciou que o valor do projeto será inferior ao estimado em 5% devido a um desconto oferecido pela concessionária Urbia. “Este é um bom entendimento e será mais vantajoso”, afirmou. Além disso, a Urbia Parques garantiu que a operação será mais eficaz, devido à sua responsabilidade atual na gestão do parque.
Quando a reforma será concluída?
Em relação ao prazo, o projeto será concluído em 16 meses, cerca de 60 dias antes do previsto. Durante todo o processo, o Tribunal de Contas do Município (TCM) acompanhará o trabalho. O diretor comercial da Urbia, Samuel Lloyd, também confirmou o compromisso da empresa com a manutenção preventiva e corretiva.
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, expressou sua satisfação com os termos acordados. “Esta recuperação de um patrimônio tombado, respeita os princípios de vantagem e economia que norteiam qualquer contratação de obra pública, garantindo eficiência e uma relação de custo-benefício expressiva”, disse ele.
A importância da Marquise do Ibirapuera
A Marquise do Parque Ibirapuera, um ícone arquitetônico da cidade, foi projetada por Oscar Niemeyer e outros renomados arquitetos, como Hélio Uchoa Cavalcanti, Eduardo Kneese de Mello e Zenon Lotufo. O parque, um dos cartões portais de São Paulo, recebe mensalmente cerca de 1,3 milhão de visitas.
Já em fevereiro de 2019, trechos da estrutura da marquise foram isolados devido a danos na impermeabilização, infiltrações, segregação do concreto e corrosão da armadura. Por isso, a renovação é uma necessidade urgente.
A Urbia assumiu a gestão do parque em outubro de 2020, e seu contrato de 35 anos proporcionará uma economia de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos no decorrer do prazo, segundo a Prefeitura.
A recuperação deste importante marco histórico e arquitetônico é uma notícia bem-vinda para a cidade de São Paulo e seus visitantes. A Marquise do Ibirapuera, logo, retomará sua antiga glória para deleite e admiração de todos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)