Consórcio de empresa chinesa vence leilão de trem SP-Campinas
Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos é composto pela chinesa CRRC e pela brasileira Comporte; trem está previsto para 2031
Um consórcio de uma empresa chinesa e outra brasileira venceu o leilão desta quinta-feira, 29 de fevereiro, para a operação do trem que deverá conectar a cidade de São Paulo à de Campinas.
O consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos é composto pela chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, que pertence à família Constantino, fundadora da companhia aérea Gol.
A dupla já administra o metrô de Belo Horizonte.
Eles foram os únicos a apresentar uma proposta e, assim, venceram oferecendo um desconto de apenas 0,01% na contraprestação do governo estadual, estimada em R$ 8,06 bilhões.
O investimento total para o projeto é previsto em R$ 14,2 bilhões.
O consórcio terá concessão para explorar a linha de trem por 30 anos.
Estima-se que o serviço comece a operar a partir de 2031 e que a viagem venha a durar 1 hora, cerca do mesmo período que leva atualmente de carro.
Além do trem São Paulo-Campinas, o C2 Mobilidade sobre Trilhos também operará Linha 7 do sistema ferroviário da capital paulista.
O consórcio também construirá e operará um trem para atender outras cidades vizinhas da capital paulistana, dentre elas Jundiaí. Segundo o governo paulista, esse serviço é previsto para a partir de 2029.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)