Alckmin é o vice que mais assumiu a Presidência em 14 meses
Segundo 'O Globo', Alckmin já passou 82 dias no comando do país, enquanto o presidente Lula (PT) participava de compromissos no exterior
Geraldo Alckmin (PSB, foto) é o vice-presidente que mais assumiu a Presidência da República em 14 meses de governo desde a redemocratização.
Segundo O Globo, o ex-tucano já passou 82 dias no comando do país, enquanto o presidente Lula (PT) participava de compromissos no exterior.
Nesta quarta-feira, 28, o petista embarca para sua 18ª viagem internacional desde que assumiu a Presidência pela terceira vez, em 2023.
Desta vez, visitará a Guiana, onde participará da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), e a Ilha de São Vicente e Granadinas, para participar da Cúpula da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac).
A expectativa é que ele se encontre mais uma vez com o ditador venezuelano Nicolás Maduro.
Alckmin supera Alencar
Com o tour de Lula pelo Caribe, o vice Geraldo Alckmin deve completar 85 dias como chefe do Palácio do Planalto.
Antes dele, o vice que havia passado mais tempo no cargo, considerando o período de um ano e dois meses, era José Alencar, também vice de Lula.
No primeiro mandato do petista, Alencar passou 78 dias na Presidência. Já no segundo mandato foram 70 dias.
E os demais?
Marco Maciel, vice de Fernando Henrique Cardoso, assumiu da Presidência da República em 69 dos 73 dias que o tucano passou no exterior entre 1995 e 1998. Já no segundo mandato de FHC, Maciel comandou o governo por 37 dias.
Michel Temer, vice de Dilma Rousseff, ficou 44 dias na Presidência durante o primeiro mandato e 39 no segundo, antes de assumir o cargo definitivamente, com o impeachment da petista.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que foi vice de Jair Bolsonaro, passou apenas 31 dias no comando do Executivo durante o período analisado pelo jornal.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)