Epidemia de dengue alerta autoridades no Peru
Peru declara estado de emergência em 83% do território devido à crescente epidemia de dengue, com mais de 25 mil casos em 2024. A situação também afeta região das Américas, incluindo Argentina e Brasil
O Peru declarou estado de emergência saúde pública em mais de 80% de seu território nesta segunda-feira (26), devido ao aumento nos casos de dengue. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Anibal Vasquez.
83% do território peruano com problemas de dengue
Segundo Vasquez, mais de 83% do território do país enfrenta problemas com a doença. Por conta disso, o estado de emergência será decretado em 20 das 24 regiões administrativas do país. Isso possibilitará um uso mais flexível do orçamento público para combater a dengue.
Mais de 28 mortes já foram registradas em 2023
Até o momento, 28 pessoas morreram de dengue no país, de acordo com dados oficiais. O Peru enfrenta uma onda de calor e de chuvas fortes, condições que favorecem a reprodução do mosquito transmissor da doença.
Situação preocupa as autoridades de saúde
O ministro da saúde afirma que há um risco iminente de um surto de dengue. Os números das sete primeiras semanas de 2024 são alarmantes: quase 25 mil casos de dengue, uma alta de 95% em comparação ao mesmo período de 2023. No ano passado, a dengue causou a morte de mais de 400 pessoas no país.
Outros países da região também sofrem com o aumento da dengue
Na Argentina, os casos de dengue também têm aumentado nos últimos meses. Conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde argentino, desde julho de 2023 até o início de fevereiro de 2024 foram registrados mais de 48 mil casos da doença, incluindo 35 mortes. Diante desse cenário, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta para o aumento generalizado da dengue na região das Américas.
Brasil também registra aumento de casos
Até 22 de fevereiro, o Brasil contabilizou mais de 740 mil casos prováveis de dengue, um espantoso aumento de quase 350% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 151 mortes confirmadas por dengue e 501 ainda sob investigação. Nos dois últimos anos, o Brasil também registrou um número recorde de mortes por dengue: 1.053 em 2022 e 1.094 em 2023.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)