Candidatos recorrem à Justiça para retirar conteúdo da internet
O Estadão fez um levantamento dos candidatos que mais pediram à Justiça para retirar da internet conteúdos que eles consideram falsos ou enganosos. O maior número de pedidos foi feito por...
O Estadão, com base na plataforma Ctrl-X, criada pela Abraji, publicou quais foram os candidatos que mais pediram à Justiça para retirar da internet conteúdos que eles consideram falsos ou enganosos.
O maior número de pedidos foi feito por João Doria e Roseana Sarney, com 8 ações cada.
Entre os presidenciáveis, Ciro Gomes foi o que mais usou do recurso. O candidato do PDT é parte em seis ações que pediram a remoção de vídeos e links da internet — todas indeferidas até o momento.
Além de Ciro, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro também recorreram à Justiça.
Tiago Mali, criador da ferramenta Ctrl-X diz que a plataforma ajuda a mapear quais políticos e partidos tentam adotar esse tipo de ação.
“É um indicativo do quanto especialmente alguns políticos estão tentando esconder algumas publicações, críticas, postagens da internet, para que não tenham a sua imagem atingida. É possível descobrir quem está por trás desses processos, quais são os partidos cujos candidatos mais processam para tentar retirar alguma coisa do ar e tentar fazer com que eles sejam confrontados com essas ações. Há candidatos que têm discursos pró-liberdade de expressão, mas, nos bastidores, contratam escritório de advocacia para retirar tudo de negativo do nome deles na internet.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)