Afasia: o distúrbio que fez Bruce Willis largar atuação
Aprenda sobre a afasia, doença que fez Bruce Willis abandonar a carreira. Explore sintomas, causas e tratamentos desse distúrbio de comunicação que atinge homens e mulheres globalmente.
A afasia é uma doença que atinge a capacidade de uma pessoa de falar, escrever e entender a linguagem verbal e escrita, de acordo com a Mayo Clinic. E é exatamente essa aflição que levou Bruce Willis a se retirar da atuação, como revelado pela família do ator nas redes sociais.
Entendendo a afasia
Apesar da falta de informações adicionais sobre a saúde do ator, uma postagem no Instagram, feita por sua filha, aponta que Willis enfrenta “certos desafios de saúde” e que a afasia tem interferido em suas habilidades cognitivas. O Mayo Clinic esclarece que a afasia pode ser resultado de um acidente vascular cerebral (AVC), um traumatismo craniano, um tumor cerebral ou uma doença degenerativa. E ainda explica que “a gravidade da afasia depende de diversos fatores, incluindo etiologia e extensão da lesão cerebral”.
De acordo com o National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (NIDCD), integrante dos National Institutes of Health nos Estados Unidos, a doença pode se manifestar de repente.
Números da afasia
Os dados da National Aphasia Association apontam que cerca de um milhão de indivíduos nos Estados Unidos sofrem de afasia, com quase 180 mil novos casos reportados a cada ano. O NIDCD também afirma que homens e mulheres apresentam a mesma probabilidade de desenvolvimento da doença.
A afasia ocorre por lesões cerebrais em uma ou mais regiões associadas à linguagem, diz o NIDCD. Frequentemente, esta lesão é causada por um AVC que ocorre quando um coágulo de sangue ou uma ruptura de um vaso sanguíneo que compromete a chegada do fluxo sanguíneo a uma parte do cérebro.
Principais sintomas
A Mayo Clinic associa os seguintes sinais aos sintomas da afasia, que por si só pode ser “um indicativo de outra condição, como um AVC ou um tumor cerebral”:
-
- Falar frases soltas ou incompletas;
-
- Dizer frases sem sentido;
-
- Substituir uma palavra ou um som por outro;
-
- Falar palavras irreconhecíveis ou incoerentes;
-
- Dificuldade para entender o que outras pessoas estão dizendo;
-
- Escrever frases sem sentido.
Tratamento existente
Como a afasia afeta as habilidades de comunicação, as pessoas com esta condição podem experimentar “problemas de qualidade de vida” e atingir aspectos da vida como “trabalho, relacionamentos e funcionamento diário,”.
O NIDCD assegura que, mesmo sem tratamento, é possível que a pessoa se recupere nos primeiros meses graças às alterações que ocorrem no cérebro. No entanto, existem terapias que podem ajudar na recuperação total das habilidades de comunicação.
A cliíca Mayo recomenda que se procure auxilio médico caso perceba dificuldades para falar, compreender a linguagem falada, memorizar palavras ou ter problemas para ler ou escrever.
É importante lembrar que o conteúdo foi originalmente criado em espanhol e foi devidamente traduzido para o português do Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)