Recorde de 2,1 milhões de inscritos no ‘Enem dos Concursos’ com maior procura por vagas de nível médio
"Enem dos Concursos" atinge pico histórico com mais de 2,1 milhões de inscritos
O concurso público conhecido como “Enem dos Concursos”, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, atingiu o recorde de inscrições alcançando a marca de mais de 2,1 milhões de candidatos. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (24), durante uma entrevista coletiva em Brasília (DF).
Diversidade dos candidatos
Dos inscritos confirmados, cerca de 56% são mulheres e 44%, homens. Mais da metade dos candidatos declarou ganhar até três salários mínimos, com apenas 6,3% possuindo renda acima de R$ 14.120. Dentre os candidatos, 19% irão concorrer à reserva de vagas destinadas para pessoas negras, e 2,12% dos inscritos são pessoas com deficiência. Ademais, 10.444 candidatos vão concorrer no sistema de cotas para indígenas.
Cargos mais procurados
O concurso oferece vagas para diversos cargos e níveis de escolaridade. O bloco de nível médio foi o que registrou o maior número de inscrições, com um total de 701.029 candidatos. Entre os inscritos para cargos de nível superior, o 7º bloco (Gestão Governamental e Administração Pública) atraiu 429.370 candidatos. O cargo mais procurado entre as vagas de nível superior foi o de auditor-fiscal do trabalho, do Ministério do Trabalho, que se destaca pela oferta expressiva de vagas (900) e o maior salário inicial, de R$ 22,9 mil.
Próximas datas do cronograma
Segundo o cronograma divulgado, a próxima etapa será a publicação dos cartões de confirmação. As datas seguintes incluem a aplicação das provas, a divulgação dos resultados das provas objetivas e discursivas, e a apresentação dos resultados finais. Posteriormente, inicia-se a convocação para a posse e os cursos de formação dos aprovados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)