Nova Zelândia avalia reforma da base na Antártica devido a problemas orçamentários
Problemas orçamentários ameaçam a reforma da Base Antártica da Nova Zelândia.
Em Wellington, Nova Zelândia – 23 de Fevereiro de 2023 – A Nova Zelândia está reavaliando uma reforma proposta para sua base na Antártica após as negociações com uma empresa de construção chegarem a um impasse devido a problemas orçamentários, disse a agência governamental responsável pelas operações Antárticas do país na sexta-feira.
Antarctica New Zealand disse em um comunicado que estava olhando para outras opções, incluindo a revisão do design atual, depois de não conseguir “chegar a um acordo sobre termos comerciais com a Leighs Construction para a reforma da Base Scott”.
Os altos custos da reforma
Em 2019, a Nova Zelândia revelou suas intenções de reformar a base na Antártica, que tem várias décadas. Desde então, os custos projetados aumentaram em mais de 50%, levando o novo governo que assumiu o poder em Novembro a levantar preocupações sobre o plano atual.
O governo da coalizão liderado pelo Partido Nacional, no entanto, permanece comprometido com o projeto, com o Ministro das Relações Exteriores Winston Peters em Dezembro dizendo ao parlamento que estava nos “interesses nacionais estratégicos” da nação.
As preocupações da presença chinesa na Antártica
A Antártica, ao sul da Nova Zelândia e Austrália, está cada vez mais lotada, com a China abrindo sua quinta base de pesquisa lá em Fevereiro. Os governos ocidentais estão preocupados que o aumento da presença da China na Antártica e no Ártico possa fornecer ao Exército de Libertação Popular (PLA) melhores capacidades de vigilância.
Antarctica New Zealand disse em seu comunicado que espera que um plano de projeto revisado seja acordado até Maio de 2024.
Na quinta-feira, Peters nomeou dois novos membros para o conselho de Antárctica Nova Zelândia e disse que eles foram nomeados para garantir que o projeto fosse entregue de maneira eficaz e eficiente em termos de custos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)