Pelo menos 7 estados e o DF decretam estado de emergência devido à dengue
Além do DF, estão incluídos na lista os estados do Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Roraima, Rio de Janeiro e Santa Catarina
Sete estados brasileiros e o Distrito Federal anunciaram estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue.
Além do DF, estão incluídos na lista os estados do Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Roraima, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Estados em situação de emergência
O estado do Acre foi o primeiro a tomar essa medida no dia 5 de janeiro de 2024. Logo em seguida, o Distrito Federal também declarou estado de emergência no dia 25 do mesmo mês. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no mesmo dia. Essa medida continuará em vigor até que a situação sanitária seja estabilizada.
Minas Gerais também declarou emergência no estado um dia depois. De acordo com o texto do decreto, essa medida foi tomada devido ao impacto econômico e social historicamente associado à dengue, que pode ser agravado durante uma epidemia simultânea de chikungunya.
Em 30 de janeiro de 2024, Roraima emitiu um alerta sobre a doença após registrar 40 casos prováveis da doença. A capital, Boa Vista, não está em estado de alerta, mas o município de Oiapoque teve sua situação declarada como emergência pelo governador. A prefeitura do município solicitou apoio devido às dificuldades no atendimento e no combate a doenças virais.
Em 4 de fevereiro, Goiás também declarou estado de emergência devido à dengue. Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás (SES), já foram registrados 22.275 casos e duas mortes em 2024. Esses números representam um aumento de 58% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Nesta quarta-feira, 21, dois estados anunciaram estado de emergência. O governo do Rio de Janeiro declarou epidemia de dengue, após 49.405 notificações e quatro óbitos, sendo dois na capital do estado, um em Itatiaia e outro em Mangaratiba. Já o governo do Espírito Santo declarou Situação de Emergência em Saúde Pública, levando em consideração o cenário epidemiológico das arboviroses. Os anúncios foram feitos pelo governador Renato Casagrande após reunião com prefeitos no Palácio Anchieta.
Santa Catarina é o estado mais recente a tomar essa medida, com o anúncio feito nesta quinta-feira, 22, pela governadora Marilisa Boehm durante uma coletiva de imprensa em Joinville. O estado registrou 17.696 casos prováveis da doença em 177 municípios, o que representa um aumento de 650% em relação ao ano anterior.
A dengue no Brasil
Até quarta-feira, 21, o Brasil já havia ultrapassado a marca de 710 mil casos prováveis e mais de 130 mortes por dengue em 2024. O estado de Minas Gerais é o que apresenta o maior número de casos da doença, com 246.399 registros.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerai, através do Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, confirmou mais dez óbitos só nas últimas 24 horas, elevando para 36 o número de mortes por dengue em 2024.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)