Crusoé: Lula dividiu a reunião do G20 do Rio de Janeiro ao meio
Todo ministro de Relações Exteriores que desembarcar no Rio ouvirá a mesma pergunta: o que você acha da comparação que Lula fez entre a ofensiva contra o Hamas e o Holocausto?
Por ser o anfitrião do encontro dos ministros de Relações Exteriores do G20 no Rio de Janeiro, o Brasil teve a primazia de definir, ainda no ano passado, os assuntos que serão tratados.
Mas a agenda não empolga: transição energética “justa“, reforma das organizações internacionais (subterfúgio para Conselho de Segurança da ONU), mudanças climáticas, combate à fome e à pobreza.
De qualquer jeito, todo e qualquer ministro de Relações Exteriores que desembarcar no Aeroporto do Galeão ouvirá a mesma pergunta: o que você acha da comparação que Lula (foto) fez entre a ofensiva contra o grupo terrorista Hamas e o Holocausto de judeus na Segunda Guerra Mundial?
Dessa maneira, Lula dividiu os participantes desta reunião do G20 em dois grupos distintos e opostos.
Do lado do presidente petista, bem do lado, estará o ministro de Relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
Logo após a invasão da Ucrânia, em 2022, Lavrov destilou seu antissemitismo dizendo que Hitler “tinha sangue judeu“.
“Eu posso estar errado, mas Hitler também tinha sangue judeu, o que não significa nada. Os judeus sábios dizem que os antissemitas mais ferrenhos normalmente são judeus“, afirmou Lavrov em uma entrevista.
Lavrov está mais do que contente com o Brasil comandado por Lula e Celso Amorim terem dito que a Ucrânia e a Otan tinham alguma culpa pela guerra, deflagrada por Vladimir Putin. Toda crítica de Lula a Israel também é bem-vista pelos russos, que vibram quando um aliado dos Estados Unidos está com problemas. E o Brasil ainda tem financiado a máquina de guerra da Rússia ao aumentar a importação de diesel desse país. Sem contar que Lula ainda criticou os que responsabilizam a Rússia pela morte do dissidente Alexei Navalny, em uma colônia penal na Sibéria. “Para que pressa de acusar alguém?“, disse o presidente.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)