Barroso rejeita 192 pedidos para afastar Moraes do inquérito do 8/1
Dentre os pedidos de suspeição de Alexandre de Moraes, estão aqueles apresentados por Jair Bolsonaro e por réus do 8 de janeiro
Como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso já rejeitou 192 pedidos de suspeição e impedimento de Alexandre de Moraes da relatoria e mesmo do julgamento de casos relacionados ao inquérito dos atos antidemocráticos.
Dentre esses pedidos, estão aqueles apresentados por Jair Bolsonaro e por réus do 8 de janeiro.
“Não se vislumbra nenhum traço de parcialidade do Ministro Alexandre de Moraes a partir dos fatos postos a apreciação na petição inicial, pois os argumentos apontados para o impedimento de Sua Excelência não se enquadram nas hipóteses objetivas previstas no art. 252 do Código de Processo Penal e nos arts. 277 e 278 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal”, afirma Barroso na decisão sobre o pedido de Bolsonaro.
O ex-presidente argumentou que Moraes não poderia julgar casos do inquérito dos atos antidemocráticos por ter sido vítima de monitoramento na suposta trama golpista, sob investigação da PF.
“De acordo com a jurisprudência desta Corte, a parte arguente deve demonstrar, de forma clara, objetiva e específica, o interesse direto no feito por parte do ministro alegadamente impedido. Para essa finalidade, não são suficientes as alegações genéricas e subjetivas, destituídas de embasamento jurídico”, afirmou Barroso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)