Herança de Abílio Diniz é estimada em 2 bilhões de dólares
Conheça mais sobre o legado de Abilio Diniz e o futuro da Península, holding da família Diniz.
A família Diniz fundou a Península em 2006 como um reflexo de seu sucesso com a criação do Pão de Açúcar. Essa empresa foi criada para representar os interesses de investimentos da família Diniz, e é dividida em cinco áreas: participação em empresas; investimentos de risco; gestora de recursos financeiros; gestora de patrimônio da família; e o Instituto Península, voltado para ações filantrópicas.
Abilio Diniz, que passou a vida construindo um império empresarial que começou nos fundos de uma mercearia, representava a Península em conselhos de empresas investidas pela holding, como era o caso do Carrefour Brasil e do Carrefour França.
Agora, o desafio será saber quem ocupará o seu lugar nestes conselhos. Em meio a isso, o que parece seguro é que Eduardo Rossi, que trabalhou ao lado de Abilio por mais de 10 anos, deve assumir a presidência do conselho da Península.
Importância do Carrefour para o grupo Diniz
Entre os investimentos da Península, o Carrefour se destaca como o mais relevante. A holding familiar é a segunda maior acionista da empresa, detendo mais de 8% da fatia global. Além do Carrefour, eles detêm participação na Wine, Oncoclínicas e na Padaria Benjamin.
A gestora de recursos, chamada O3 Capital, que foi inicialmente criada para gerir os investimentos dos Diniz, expandiu seus horizontes e em 2021 passou a aceitar investimentos do público geral.
O legado de Abilio Diniz: investimentos em educação e esportes
O empresário também era conhecido por sua paixão pela educação e pelos esportes. Através do Instituto Península, o braço filantrópico da empresa, investimentos foram realizados na formação de professores e no fomento ao esporte. O Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), instituição que ajuda na preparação de atletas de alto rendimento, inclusive olímpicos, faz parte desse investimento.
A aposta de Pedro Paulo Diniz na agricultura sustentável
Dentre os filhos de Abilio Diniz, Pedro Paulo Diniz se destaca ao ter empreendido no ramo da agricultura sustentável. A Fazenda da Toca, em Itirapina (SP), tornou-se a maior produtora de ovos orgânicos da América Latina. Além de ovos, a fazenda produz leite e milho de forma orgânica, sendo também um polo de produção de orgânicos em larga escala. Em 2022, a Fazenda da Toca Orgânicos, que produz estes alimentos, foi vendida para a Mantiqueira, mas a propriedade ainda pertence à família Diniz.
A trajetória de Abilio Diniz, que iniciou com a inauguração da primeira loja do Pão de Açúcar em 1959, foi marcada por inovações e crescimento constante. Mesmo após o seu falecimento, o legado de Diniz, que inclui também a gestora de venture capital Altitude e a participação em várias empresas através da Península, deverá continuar influenciando o mercado brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)