Oposição cobra impeachment de Lula após ataque a Israel
No domingo, 18, Lula comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler
Deputados da oposição planejam protocolar um pedido de impeachment do presidente Lula (PT, foto) após o petista comparar a operação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto dos judeus na Segunda Guerra Mundial.
Ao confirmar a assinatura do pedido de impeachment, o deputado Kim Kataguiri (União-SP) afirmou que a fala de Lula é “uma afronta às vítimas desse terrível crime contra os judeus” e que a atitude do presidente precisa de uma resposta imediata das instituições brasileiras.
“Assinei ontem o pedido de impeachment contra o presidente Lula.
Sua fala contra Israel associando-o ao holocausto não é apenas uma gafe — como a imprensa tem dito —, mas sim uma afronta às vítimas desse terrível crime contra os judeus.
Lula nos colocou em rota de colisão com uma das nações mais amigas do Brasil. Israel já chegou a enviar equipes de resgate para ajudar com o desastre de Brumadinho — os únicos a se dispor a ajudar assim.
Essa atitude precisa de uma resposta imediata das instituições brasileiras. Retirar esse inepto da presidência é mais do que necessário, é questão de sobrevivência da diplomacia brasileira”, escreveu o deputado na rede social X, antigo Twitter.
A O Antagonista, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) disse que, até o momento, pelo menos 50 parlamentares já assinaram o requerimento.
“Essa foi um absurdo. Expor o Brasil desse jeito, um desrespeito desse tamanho com os judeus, com o povo de Israel, não dá para passar batido”, afirmou o vice-presidente nacional do PL, que também é coautor do pedido de impeachment.
O deputado Capitão Augusto disse que o pedido de impeachment será protocolado nesta segunda-feira, 19.
Lula volta a atacar Israel
No domingo, 18, o presidente Lula voltou a atacar Israel e comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.
“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Na quinta-feira, 15, durante encontro com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo, Lula havia afirmado que Israel tem “a primazia” de não cumprir as decisões proferidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas.”
Lula, persona non grata em Israel
O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, afirmou nesta segunda-feira, 19, que o presidente Lula não é bem-vindo em Israel.
“Não esqueceremos nem perdoaremos. É um ataque antissemita grave. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel – digam ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que o retire”, afirmou o ministro israelense em visita ao memorial do Holocausto, onde se reuniu com o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)