Crusoé: Rússia tem prisões em massa nas homenagens a Navalny
Número deve aumentar, uma vez que câmeras de TV e de celulares mostraram agentes policiais prendendo diversas pessoas em homenagem a Navalny
A ONG russa OVD-Info documentou 72 detenções em sete cidades nesta sexta, 16, após a morte do opositor Alexei Navalny.
O número deve aumentar, uma vez que câmeras de televisão e de celulares mostraram agentes policiais prendendo diversas pessoas com flores nas mãos, em meio ao frio, em diversos lugares.
Russos foram para diversos lugares para levar flores em homenagem ao dissidente Alexei Navalny, que morreu em uma colônia penal na Sibéria.
Em Moscou, um dos pontos escolhidos foi a Pedra de Solovetsky, que fica na praça Lubyanka. O monumento, na frente do prédio da agência de inteligência FSB (antiga KGB) foi construído para lembrar das vítimas da repressão política.
Navalny era o mais conhecido opositor de Putin e era muito popular. Sua fundação contra a corrupção, a FBK, chegou a ter escritórios em quarenta cidades da Rússia. Navalny também foi central em convocar protestos contra o governo.
Em 2020, Navalny teve as roupas envenenadas quando embarcava em um voo na Sibéria, com destino a Moscou.
Como ele passou mal no avião, o piloto fez um pouso de emergência. Navalny foi atendido e levado para a Alemanha, onde se tratou.
Especialistas alemães afirmaram que ele teria sido envenenado com Novichok, uma substância que atua no sistema nervoso e que foi desenvolvida na União Soviética.
Como apenas laboratórios muito avançados podem manipular o Novichok, ficou claro que se tratava de uma tentativa do governo da Rússia de matá-lo.
Quando voltou para a Rússia, em 2021, Navalny foi imediatamente preso.
Repercussão mundial
Após a morte de Navalny, diversos líderes do Ocidente responsabilizaram o presidente Vladimir Putin pela morte.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou: “Não se engane: Putin é o responsável pela morte de Navalny“.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), disse que “é óbvio” que Navalny “foi morto por Putin“.
O ex-primeiro-ministro britânico David Cameron, atual ministro de relações exteriores, disse: “Nós devemos responsabilizar Putin por isso“.
A ministra de relações exteriores da Alemanha…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)