Autópsia confirma que Sebastián Piñera morreu afogado
A promotoria chilena afirmou que a causa da queda do helicóptero do ex-presidente do Chile ainda não foi determinada
A promotoria chilena confirmou nesta quarta-feira, 7, que o ex-presidente Sebastián Piñera morreu afogado após a queda do helicóptero que pilotava.
“Como promotoria, agora estamos em posição de informar à comunidade que a causa médico-legal da morte do ex-presidente Sebastián Piñera é asfixia por submersão”, disse a promotora Tatiana Esquivel a repórteres.
Segundo a promotoria chilena, a causa do acidente ainda não foi determinada. Uma equipe especializada está investigando o local do acidente.
Como informou Crusoé, a aeronave caiu na terça, 6, no lago Ranco, em província homônima no centro-sul do Chile, logo após a decolagem. Piñera, que pilotava o helicóptero, não conseguiu tirar o cinto após a queda.
Quem foi Sebastián Piñera?
Líder de uma centro-direita liberal, Piñera foi presidente do Chile em duas ocasiões, entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022.
O segundo mandato do ex-presidente chileno foi marcado pela onda de protestos e vandalismo de 2019.
Os atos começaram como protestos contra um aumento na tarifa do transporte público na capital, Santiago, mas se desbandaram em violência por todo o país.
A onda de vandalismo resultou pelo menos 36 mortos, mais de 11.500 feridos e 28.000 pessoas detidas.
Os episódios levaram à vitória do atual mandatário chileno, Gabriel Boric, nas eleições de 2021 e a convocação de duas Assembleias Constituintes para mudar a Constituição do país, herdada da ditadura de Pinochet.
O processo constitucional foi cancelado por Boric em dezembro depois de, pela segunda vez, um esboço ser rejeitado em referendo.
Após a confirmação da morte de Piñera, o presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que seu antecessor “foi um democrata desde a primeira hora”.
“O presidente Piñera contribuiu com a sua visão a construir grandes acordos para o bem da pátria. Foi um democrata desde a primeira hora”, disse Boric em comunicado em vídeo.
“E buscou o que genuinamente ele acreditava ser o melhor para o país”, acrescentou.
O corpo de Sebastián Piñera é velado nesta quarta-feira, 7, no antigo Congresso de Santiago.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)