Tragédia em Parnaíba: Bebê de 3 meses morre engasgado com leite materno
Tragédia em Parnaíba: bebê de 3 meses morre engasgado com leite materno. Saiba como agir em casos de engasgo em bebês e a importância do rápido atendimento emergencial.
Em Parnaíba, cidade localizada no litoral do Piauí, um trágico incidente ocorreu no último sábado (3). Um bebê de três meses, encontrado desacordado em casa pela sua mãe, veio à óbito após engasgar com leite materno.
Policia e serviço médico foram acionados
“Ainda cedo a polícia militar constatou o óbito. Nós fomos acionados na manhã do sábado e o Instituto Medico Legal realizou a perícia na criança”, informou o delegado César Ribeiro, da Polícia Civil. Segundo a Polícia Civil, a mãe da criança relatou que durante a noite amamentou a criança e, então, a colocou para dormir. Pela manhã, ao verificar, percebeu que o bebê estava desacordado.
Medicos peritos que acompanharam o caso, verificaram a causa da morte por engasgo de leite e descartaram suspeitas de crime. O corpo do bebê foi liberado para a família ainda no sábado (03).
O que é o engasgo?
O engasgo acontece quando a comida ou o leite são engolidos de maneira errada. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).
A situação poder ser perigosa e é considerada uma emergência, pois em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Daí a necessidade de ações rápidas para prevenir complicações.
Como agir em casos de engasgos com bebês?
Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).Estas batidas vigorosas nas costas tem como objetivo empurrar o corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax deitando a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.Se a criança continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas.
Se não conseguir visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – válido para todo o Brasil – é o 192.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)