EUA prometem novos ataques contra aliados do Irã
"Não acabou", diz conselheiro de segurança nacional da Casa Branca após bombardeios dos EUA na Síria e no Iraque
O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan (foto), garantiu neste domingo, 4, que os Estados Unidos continuarão a retaliar grupos aliados do Irã no Iraque e na Síria.
“Não acabou. Pretendemos realizar novos ataques e tomar medidas adicionais para continuar a enviar uma mensagem clara de que os Estados Unidos responderão quando as suas forças forem atacadas”, afirmou Sullivan à NBC.
Os bombardeios dos EUA na Síria e no Iraque, na sexta-feira, 2, provocaram quase 40 mortes. Em comunicado, os militares americanos afirmaram que os alvos, usados pela Guarda Revolucionária do Irã, incluíram centros de comando e controle, armazéns de foguetes, mísseis e drones, centros logísticos e locais de distribuição de munição.
As ações ocorreram como retaliação às mortes de três militares americanos na Jordânia, na semana passada.
Os Estados Unidos responsabilizam o Irã pelos ataques. Essa foi a primeira vez em que um episódio do tipo matou militares americanos desde o início da guerra contra o Hamas, em Gaza.
Sullivan afirmou que os ataques de sexta contra aliados iranianos tiveram um “bom impacto”, levando em conta que o objetivo é impedir que os grupos tenham capacidade de voltar a atacar as forças americanas.
De acordo com as Forças Armadas dos EUA, cerca de 85 alvos foram atingidos.
Na semana passada, o Irã havia prometido responder a qualquer ameaça contra o país feita pelos EUA. Já neste domingo, o Ministério das Relações Exteriores iraniano acusou os Estados Unidos e o Reino Unido de fomentarem o caos no Oriente Médio.
“Os Estados Unidos e o Reino Unido, com as suas ações militares na região, estão alimentando o caos, a desordem, a insegurança e a instabilidade com o objetivo de criar um alívio para este regime criminoso [Israel] acusado de genocídio dos palestinos”, afirmou o porta-voz do ministério, Nasser Kanani, em comunicado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)