Latitude#63: líder mais popular da América Latina busca reeleição
Para entender as eleições presidenciais em El Salvador, o podcast entrevista o jornalista salvadorenho Saúl Hernández Alfaro
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele (foto), chega às eleições deste domingo, 4, com uma vantagem de quase 75 pontos percentuais, segundo pesquisas recentes, o que torna qualquer oposição a seu governo obsoleta.
Bukele é notório por seu autoritarismo e sua popularidade. Ao mesmo tempo que lidera um Estado policial com prisões arbitrárias em massa e 2% da população encarcerada, ele é considerado o chefe de Estado mais popular da América Latina.
Para entender as eleições presidenciais em El Salvador e o cenário político do país, o episódio do podcast Latitude deste sábado entrevista o jornalista salvadorenho Saúl Hernández Alfaro, diretor de redação do site Focos.
“El Salvador é um país que durante muitos anos foi o país com o maior índice de assassinatos devido à violência de grupos criminosos em todo o hemisfério”, diz o jornalista ao Latitude.
“A situação de segurança não constituía um estado de direito normal no país, porque as instituições não funcionavam e as pessoas não se sentiam livres”, acrescenta.
Alfaro explica ainda como Bukele aparelhou o Judiciário para concorrer às eleições deste domingo, apesar de a Constituição de El Salvador proibir a reeleição direta.
Assine O Antagonista/ Crusoé e assista ao programa completo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)