Julgamento de Trump por conspiração na eleição de 2020 é adiado
Julgamento, que é uma das quatro causas criminais que Trump enfrenta, estava originalmente marcado para iniciar em março de 2024
A Justiça Federal dos Estados Unidos decidiu adiar nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, o próximo julgamento do ex-presidente Donald Trump pelo seu envolvimento em conspirações para reverter o resultado das eleições presidenciais de 2020, vencidas pelo atual mandatário, Joe Biden.
O julgamento estava originalmente marcado para iniciar em março de 2024.
As acusações enfrentadas por Trump
O ex-presidente Trump responde a quatro acusações formais de conspiração, relacionadas às tentativas de reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020.
O caso é apenas um dos quatro processos pelos quais Trump está sendo julgado atualmente, fazendo dele o primeiro ex-presidente americano a se tornar réu.
De acordo com a Justiça americana, Trump está sendo formalmente acusado de participar de três conspirações destinadas a cometer crimes.
Os crimes os quais ele é acusado de cometer são: conspiração para fraudar os Estados Unidos; conspiração para obstruir um procedimento oficial e conspiração contra os direitos dos cidadãos americanos
A quarta acusação também faz parte do processo, porém não envolve participação em uma conspiração, sendo essa obstrução ou tentativa de obstrução de um procedimento oficial.
A defesa de Trump
A defesa do ex-presidente alega que ele deveria ter imunidade contra processos resultantes de ações oficiais realizadas durante o período em que ocupou a presidência.
Além disso, a defesa sustenta a inocência de Trump nas acusações de crimes graves.
Segundo a defesa, Trump declarou-se inocente das acusações que apontam para uma conspiração multifacetada para manipular as alegações de fraude eleitoral e assim reverter sua derrota para o democrata Joe Biden nas eleições de 2020.
O caso na corte federal em Washington está paralisado desde dezembro, enquanto a apelação de Trump é analisada.
A juíza Tanya Chutkan afirmou que aguardará o retorno do caso ao seu tribunal antes de estabelecer uma nova data de julgamento.
Trump, que está a caminho da indicação presidencial pelo Partido Republicano, terá de aguardar mais tempo para saber o desfecho de mais este capítulo na sua história política.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)