Tensão no Mar Vermelho causa novas mudanças de rotas para navios
Esta sexta-feira (2) viu a continuação dos ataques à navegação no Mar Vermelho, levando a um aumento no número de navios carregados de grãos sendo desviados do Canal de Suez para rotas ao redor do Cabo da Boa Esperança, de acordo com analistas. Cenário de Tensão Houthi militantes, apoiados pelo Irã, continuaram seu assalto à...
Esta sexta-feira (2) viu a continuação dos ataques à navegação no Mar Vermelho, levando a um aumento no número de navios carregados de grãos sendo desviados do Canal de Suez para rotas ao redor do Cabo da Boa Esperança, de acordo com analistas.
Cenário de Tensão
Houthi militantes, apoiados pelo Irã, continuaram seu assalto à navegação, apesar dos ataques aéreos liderados pelos EUA contra suas posições no Iêmen. Normalmente, cerca de 7 milhões de toneladas métricas de cargas de grãos passariam pelo Canal de Suez para o Mar Vermelho por mês. No entanto, este número diminuiu drasticamente.
“Houve um desvio de outros 12 navios do Mar Vermelho esta semana, transportando um total de cerca de 700.000 toneladas métricas de grãos“, revelou Ishan Bhanu, principal analista de commodities agrícolas da provedora de dados Kpler.
Volumes afetados
“Um total de cerca de 4,5 a 4,6 milhões de toneladas de cargas de grãos evitou o Mar Vermelho desde dezembro,” complementou Bhanu, destacando ainda que houve um aumento no transporte de trigo da França e do Mar Negro para a Ásia, contornando o Mar Vermelho.
Apesar desta situação, muitos graneleiros continuam a transportar grãos pela região “Muitos navios originários do Mar Negro ainda estão fazendo a rota do Mar Vermelho”, disse Bhanu.
Efeitos na Economia Global
A tensão na região tem feito com que seja mais complexo, porém não impossível, para os comerciantes de commodities reservarem navios para viagens pelo Mar vermelho. Este cenário conduz a custos mais altos para essas embarcações em comparação com aquelas que partem da Europa ou dos Estados Unidos.
Este desvio está começando a ter um impacto em toda a economia global, trazendo consigo o potencial de aumento dos preços dos grãos a níveis globais, gerando um efeito cascata em várias indústrias dependentes destes insumos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)