Ivan Sant’Anna na Crusoé: “O governo e a Vale”
Lula é um presidente da República que gosta de distribuir renda. Principalmente para os amigos e correligionários
Lula é um presidente da República que gosta de distribuir renda. Principalmente para os amigos e correligionários, diz Ivan Sant’Anna na Crusoé.
“A Companhia Vale do Rio Doce (hoje, simplesmente Vale, seguindo a tendência de simplificação dos nomes das empresas) foi fundada no município de Itabira, Minas Gerais, em 1º de junho de 1942, em pleno andamento da Segunda Guerra Mundial.”
“O motivo pelo qual aquele local foi escolhido é óbvio: ali se localizavam as maiores reservas de minério de ferro do Brasil.”
“A mina de Carajás, maior do planeta a céu aberto, também da mesma empresa, só seria descoberta duas décadas mais tarde.”
“Pois bem, a Vale sempre foi uma empresa eficiente. E não tinha como não ser. Sendo o minério de ferro uma commodity extremamente barata, para dar lucro tem de ter um sistema logístico supereficiente.”
“De Itabira até o porto de Vitória, de onde era exportada a maior parte da produção para o exterior, a Cia. Vale do Rio Doce construiu a Estrada de Ferro Vitória a Minas, então a melhor do Brasil.”
“Só seria superada mais tarde, em eficiência, pela Estrada de Ferro Carajás, de bitola larga e cujas composições de mais de 300 vagões e três locomotivas levavam o minério da mina até o porto de Itaqui, no Maranhão (uma distância de 892 quilômetros), onde é exportado para os países consumidores, com destaque para a China.”
“Quando o governo Fernando Henrique Cardoso decidiu implementar um programa de privatização de estatais, optou pelas mais atrativas e também pelas totalmente ineficientes.”
“A primeira foi a Usiminas, que chegou a ser a usina siderúrgica de maior produtividade do mundo, após ter contratado um programa de reestruturação com a empresa americana Booz Allen Hamilton.”
“Seguiu-se a Vale.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Em razão da edição comemorativa de nº 300, os conteúdos de Crusoé estão abertos para não assinantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)