Crusoé: Em El Salvador, Bukele deixa oposição à beira da extinção
Pesquisas eleitorais mais recentes indicam que o presidente, que tomou medidas severas para controlar o crime organizado, tem vantagem inédita em eleição
Nayib Bukele (foto) chega às eleições deste domingo, 4, em El Salvador, em uma condição sem precedentes em democracias modernas: em uma eleição que indica ser limpa e democrática, o atual presidente chega com uma vantagem de quase 75 pontos percentuais, o que torna qualquer oposição a seu governo obsoleta.
Uma pesquisa do Instituto Universitário de Opinião Pública (Iudop) indica que o candidato do partido Novas Ideias teria 81,9% das intenções de voto. A Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), principal frente socialista no país, estaria em um segundo lugar com 4,2% da preferência.
Outras pesquisas diferem em número, mas não na constatação de que Bukele deve se tornar um presidente hegemônico. O Centro de Estudos Cidadãos aponta uma vantagem de 69,9 pontos percentuais; uma terceira pesquisa aponta Bukele com 70% das intenções de voto.
Além disso, serão eleitos prefeitos e o Legislativo do país — onde o partido do presidente deve se tornar quase onipresente. As pesquisas apontam que o Novas Ideias deve levar, sozinho, 57 das 60 cadeiras do Congresso Nacional.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)