Tarcísio melhor que Lula em São Bernardo do Campo
Segundo pesquisa do Instituto Paraná, 51,8% dos eleitores da cidade aprovam o petista, enquanto a aprovação do governador de SP chega a 61,9%
A aprovação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado político de Jair Bolsonaro (PL), é maior do que a do presidente Lula (PT) em São Bernardo do Campo (SP), berço político do petista.
Segundo pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta quinta-feira, 1º, 51,8% dos eleitores da cidade do ABC Paulista aprovam o presidente da República, ante 44,7% que o desaprovam. Outros 3,5% não opinaram.
O ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, por sua vez, tem 61,9% de aprovação na cidade, contra 33% de desaprovação. 5,1 dos entrevistados não souberam responder.
Como os eleitores de São Bernardo avaliam as administrações de Lula e Tarcísio?
Questionados como avaliam a administração de Lula, 38% dos eleitores a avaliaram como ótima ou boa, 25,1%, como regular, 35,5%, ruim ou péssima, e 1,4% não respondeu.
Ao avaliarem a administração de Tarcísio de Freitas no governo de São Paulo, 46,2% disseram considerá-la ótima ou boa, 30,1%, regular, 20,9%, ruim ou péssima, e 2,8% não opinaram.
A queda da aprovação de Lula em seu berço político
A aprovação do presidente Lula em São Bernardo do Campo caiu 6,4 pontos percentuais em um ano.
Em fevereiro de 2023, primeira vez que o Instituto Paraná fez o levantamento na cidade após o início do terceiro mandato do petista, 58,2% dos entrevistados disseram aprovar o presidente da República, ante 35,4% que afirmaram desaprovar.
Em fevereiro de 2024, a aprovação de Lula no município caiu para 51,8% e a desaprovação subiu para 44,7%.
Simbólica, a cidade de São Bernardo está ligada ao início da carreira política de Lula, onde o presidente liderou o sindicato dos metalúrgicos no final dos anos 1970 e discutiu a criação do PT e da CUT no início da década seguinte.
Desde 2017, a prefeitura de São Bernardo é comandada pelo tucano Orlando Morando, que, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, conta com 71,4% de aprovação.
O Instituto Paraná ouviu 740 eleitores no município entre os dias 26 e 31 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)