Como consultar e emitir seu comprovante de inscrição PIS/Pasep passo a passo!
Confira como adquirir o comprovante do PIS e para que serve tal número.
É muito comum ouvir falar sobre os saques e benefícios do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), especialmente entre trabalhadores e empregadores.
Entretanto, pode-se perceber que nem todos possuem a clareza necessária sobre como consultar e adquirir o comprovante de inscrição PIS/Pasep.
A possibilidade de acesso ao número e ao comprovante do PIS/Pasep torna-se vital quando se pensa no acesso a direitos e benefícios garantidos ao trabalhador, como abono salarial, seguro-desemprego ou a retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Passo a passo de como conseguir comprovante de inscrição PIS/Pasep
Para facilitar esse processo, segue abaixo um simples passo a passo sobre como conseguir comprovante de inscrição PIS/Pasep:
- O primeiro passo é identificar qual é o número do PIS. Caso não o saiba, é possível realizar a consulta gratuitamente no site ou aplicativo do Meu INSS, por meio do login com o CPF (integrado ao gov.br). Na página principal, estarão as informações do trabalhador, inclusive o PIS;
- Com o número do PIS em mãos, já é possível adquirir o comprovante de inscrição. Basta que o trabalhador acesse o aplicativo Caixa Trabalhador e selecione a opção “Meu NIS” na barra inferior da tela inicial. Assim, os dados serão exibidos, possibilitando que se salve o comprovante no celular.
Como conseguir o Pasep
Já para acessar o Pasep, que é responsabilidade do Banco do Brasil e não da Caixa, o processo é um pouco diferente:
- O primeiro passo é verificar a carteira de trabalho do Trabalhador para localizar o número do Pasep. Caso não o encontre, será necessário comparecer em qualquer agência do Banco do Brasil e solicitar o extrato do PASEP;
- O extrato do Pasep substitui a 2ª via do Comprovante de Inscrição e também pode ser acessado pelo internet banking do Banco do Brasil pelo computador.
Entendendo o funcionamento do PIS/Pasep
O PIS, voltado para os trabalhadores de empresas privadas, e o Pasep, voltado para os trabalhadores da iniciativa pública, funcionam como fundos onde os empregadores e órgãos públicos depositam contribuições.
Essas contribuições são direcionadas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é o responsável por conceder os benefícios do PIS/Pasep.
Ter esse comprovante facilita o acesso a esses benefícios, além de garantir a segurança do trabalhador ao poder comprovar sua inscrição no programa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)