STF julga revisão da vida toda do INSS: aposentados podem ter salário aumentado
Veja a seguir como a o STF pode interferir no projeto do INSS.
No que diz respeito a revisão da vida toda do INSS, muitos aposentados e pensionistas estão aguardando ansiosamente a decisão do STF.
A julgamento, que ocorrerá ainda nesta semana poderá afetar o salário de milhares de brasileiros, principalmente para aqueles que entraram no mercado de trabalho formal antes de julho de 1994 e contribuíram mais antes desta data.
O cálculo de revisão da vida toda basicamente considera todas as contribuições feitas ao INSS, até mesmo antes de 1994, ano que marca o início do Plano Real.
A expectativa é que a medida seja aprovada e muitos brasileiros poderão se beneficiar com salários mais altos.
O que é a Revisão da Vida Toda do INSS?
A revisão da vida toda é uma estratégia jurídica que busca aumentar o valor do benefício do segurado, considerando todo o histórico de contribuição, ao invés de só valer as contribuições feitas desde julho de 1994.
O argumento é que o valor do cálculo dos benefícios seja feito baseado em todas as contribuições mais vantajosas do segurado ao longo anos, fazendo com que o salário do benefício fique mais alto.
Quem tem direito a essa revisão e como solicitar?
Os brasileiros que têm o direito a essa revisão normalmente se encaixam em alguns critérios.
Entre eles estão: aqueles que entraram para o mercado de trabalho formal antes de julho de 1994, trabalhadores que realizaram suas contribuições mais altas ontem até julho de 1994, e contribuintes que tiverem recebido o primeiro pagamento da aposentadoria há menos de dez anos.
A solicitação é feita por meio de processo judicial e, por isso é preciso contar com a orientação de um advogado especializado na área.
Quais são as expectativas para o futuro?
A expectativa é que muitos brasileiros possam ser beneficiados com a decisão do STF.
Caso a revisão seja aprovada, o INSS terá que arcar com o pagamento das diferenças referentes aos últimos dez anos, o que representa um impacto significativo para os atuais aposentados e pensionistas que obtiverem essa correção.
Há ainda muita incerteza sobre a decisão do STF, no entanto, os olhos de muitos aposentados e pensionistas brasileiros estarão voltados para Brasília nesta semana, na esperança de ver seus salários subir após anos de contribuição.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)