O bloco dos policiais disfarçados
Para garantir a segurança de quem vai curtir blocos de carnaval em São Paulo, policiais à paisana vão estar entre o foliões
O Carnaval em São Paulo contará com um esquema especial de segurança que envolverá a presença de 15 mil policiais, equipes à paisana entre os foliões e treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual e acolhimento às vítimas.
Para garantir a segurança dos foliões, os policiais à paisana atuarão misturados ao público, observando atitudes suspeitas e comunicando à central de operações. Eles não realizarão abordagens, conforme informado pela Polícia Militar.
Treinamento para a Polícia Militar
A corporação recebeu um treinamento especializado para lidar com casos de importunação sexual durante o Carnaval. Os policiais, incluindo as mulheres da PM, estarão disponíveis para acolher e encaminhar as vítimas às redes de proteção.
Quando começam os desfiles dos blocos?
O Carnaval de Rua de São Paulo terá início oficialmente no próximo fim de semana, nos dias 3 e 4 de fevereiro. Ao todo, a capital paulista receberá 654 desfiles de blocos durante três finais de semana do mês.
A fim de garantir a segurança em todo o estado, houve uma expansão do Carnaval da capital para outras regiões. Por isso, foi necessário um planejamento que envolve a mobilização de 6.000 viaturas nas ruas de todas as regiões do estado de São Paulo.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, a operação já terá início neste sábado, 3, período considerado como pré-Carnaval. A mobilização se estenderá entre os dias 5 e 16, e continuará no pós-Carnaval, nos dias 17 e 18.
O que diz o governo de São Paulo?
Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), todas as unidades policiais, incluindo a rodoviária, serão mobilizadas para garantir a segurança nas estradas.
A Polícia Militar Ambiental também estará presente para evitar crimes e proteger os foliões que optarem por passar as festas em zonas rurais e ranchos do interior.
No litoral paulista, além do policiamento já existente na Operação Verão, haverá um reforço específico.
O combate contra a receptação de celulares
Outra ação importante dos policiais durante o Carnaval será o combate à receptação de celulares. Segundo o coronel, os criminosos costumam agir rapidamente, furtando os aparelhos e repassando-os para outras pessoas, dificultando sua localização. Por isso, está em andamento uma operação para combater esse tipo de crime.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)