Autor de PEC que limita ação da PF no Congresso critica operação contra Carlos Bolsonaro
Proposta de PEC tem 55 assinaturas. São necessárias 171 para apresentação formal à Câmara e início de tramitação
O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) criticou a operação da Polícia Federal desencadeada na manhã desta segunda-feira, 29, que tem entre os alvos Carlos Bolsonaro. Na avaliação dele, trata-se de uma “perseguição desenfreada” contra a oposição
“Mais um absurdo cometido contra os opositores do governo Lula. Está cristalino que querem destruir a oposição com essa perseguição desenfreada”, disse Valadares.
O parlamentar é autor da Proposta de Emenda à Constituição que restringe o acesso da Polícia Federal ao Congresso em caso de mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em gabinetes do legislativo.
Até o momento o a proposta de PEC tem 55 assinaturas. São necessárias 171 para que a proposta seja formalmente apresentada e comece a tramitar na Câmara.
Pelo texto, seria necessária aprovação prévia da Mesa Diretora do Legislativo para que a execução de medidas judiciais contra congressistas, como mandados de segurança em gabinetes.
A PEC foi elaborada após ações da Polícia Federal contra os deputados Carlos Jordy e Delegado Ramagem, ambos do PL do Rio de Janeiro. No caso de Jordy, ele é investigado no inquérito que apura mentores intelectuais do 8 de janeiro. Ramagem, que foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é suspeito de operar um esquema dentro da instituição para monitoramento ilegal de agentes e pessoas públicas.
Carlos Bolsonaro é vereador do Rio de Janeiro. Na operação desta segunda foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro no e também na Câmara do Rio. A PF levou computadores do gabinete do vereador carioca.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)