Com risco Mantega reduzido, Vale puxa alta do Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, voltou a fechar no positivo nesta sexta-feira, 26. Descolado das bolsas americanas, que encerraram o dia no vermelho, o indicador nacional fechou em alta de 0,66%, aos 129 mil pontos...
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, voltou a fechar no positivo nesta sexta-feira, 26. Descolado das bolsas americanas, que encerraram o dia no vermelho, o indicador nacional fechou em alta de 0,66%, aos 129 mil pontos.
A alta foi puxada pelas ações da Vale. A mineradora foi a maior contribuição positiva para o índice. Os papeis da companhia operavam próximo à estabilidade até novos rumores sobre o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega voltarem a circular. Dessa vez, o noticiário apontava para a decisão de Mantega de não pleitear uma vaga na companhia. As ações passaram a subir, logo em seguida, e fecharam em alta de 1,67%.
Além disso, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se manifestou sobre o assunto e negou qualquer interferência do governo na empresa. De acordo com ele, o presidente Lula não teria solicitado que o ministro intervisse em favor de Mantega. Silveira também afirmou que não ligou para qualquer acionista da mineradora para tratar do assunto.
Do lado negativo, as ações da Gol lideraram as quedas entre os papéis do Ibovespa, com uma desvalorização de 8% durante o dia. A empresa aérea informou ao mercado que abriu processo de Chapter 11 nos Estados Unidos, que é um instrumento parecido com a recuperação judicial no Brasil.
Na mercado de juros, o IPCA-15, índice que serve como prévia da inflação oficial, surpreendeu o mercado com uma desaceleração na pressão sobre os preços. Com a variação abaixo do esperado, os investidores reforçaram as apostas nas quedas nas taxas de juros futuros, especialmente na ponta curta da curva.
O destaque para a queda no índice de inflação foi a redução no preço das passagens aéreas. Apesar disso, outros setores subjacentes, como núcleos e serviços, ainda apresentaram pressão inflacionária.
O dólar apresentou estabilidade após a divulgação de dados econômicos mistos nos Estados Unidos. O índice PCE , que é um indicador de inflação, ficou em linha com as expectativas, mas os gastos pessoais tiveram um aumento acima do esperado.
No mercado de commodities, o minério de ferro teve uma leve alta após operar lateralmente na sessão regular. O petróleo reduziu as perdas e encerrou a semana com o maior ganho semanal desde outubro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)