Ex-fugitivo mais procurado do Reino Unido é condenado por tráfico de drogas e armas
Dean Garforth, um dos homens mais procurados do Reino Unido, foi condenado por seu envolvimento em uma gangue que fornecia drogas e armas...
Dean Garforth, um dos homens mais procurados do Reino Unido, foi condenado por seu envolvimento em uma gangue que fornecia drogas e armas. Garforth, anteriormente residente em Widnes, Cheshire, estava foragido há dois anos antes de ser preso em Marbella, Espanha, após tentar fugir da polícia em uma bicicleta elétrica em 2022.
Garforth admite conspiração para fornecimento de drogas e armas
Aos 31 anos, Garforth admitiu a conspiração para fornecer drogas de Classe A e Classe B e transferir armas e munições proibidas. Ele foi sentenciado no Tribunal da Coroa de Chester a 18 anos e oito meses de prisão.
Operações de alto nível e a rede EncroChat
Segundo a polícia de Cheshire, Garforth operava no topo da cadeia e utilizava a rede de comunicação EncroChat para discutir o fornecimento de grandes quantidades de drogas de Classe A e Classe B com outros criminosos. Os detetives começaram a construir um caso contra ele em abril de 2020, monitorando e analisando suas mensagens sob o codinome “Slickcliff”.
Perseguição e prisão em Marbella
Em janeiro de 2022, ele apareceu em uma lista dos 12 suspeitos mais procurados do Reino Unido acreditava-se estarem escondidos na Espanha. Garforth estava andando em uma bicicleta elétrica em uma rua de Marbella quando foi preso em uma operação pré-planejada em outubro de 2022 e posteriormente extraditado para o Reino Unido.
A rede EncroChat e a queda dos criminosos
O Det Insp Nick Henderson comentou: “Garforth, como muitos criminosos, acreditava que o EncroChat seria sempre um serviço seguro para enviar mensagens livremente e abertamente sem ser detectado. Sem o seu conhecimento, nossos detetives estavam observando”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)