EUA e China devem continuar puxando recuperação nos mercados
O mercado financeiro internacional está voltado para o anúncio do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos referente ao quarto trimestre na quinta-feira, 25. Nesta quarta-feira, no entanto, o resultado positivo da Netflix deve ajudar a manter o otimismo nas bolsas de valores....
O mercado financeiro internacional está voltado para o anúncio do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos referente ao quarto trimestre na quinta-feira, 25. Nesta quarta-feira, no entanto, o resultado positivo da Netflix deve ajudar a manter o otimismo nas bolsas de valores.
O entusiasmo com o balanço da gigante do streaming deve dar impulso extra para as gigantes de tecnologia e a inteligência artificial. Outro destaque são o crescimento das encomendas da fabricante de equipamentos para produção de microchips ASML, que aumentaram mais de três vezes no quarto trimestre do ano passado, em comparação com o período anterior. Além disso, à noite serão divulgados os números da Tesla e da IBM.
Do oriente, continua a expectativa pelo anúncio de estímulos chineses, que tem ajudado na recuperação das ações locais e as empresas de commodities por todo o globo. O minério de ferro encerrou a primeira parte da sessão em Singapura em alta de 2,24%, cotado a 134,95 dólares a tonelada, o que deve continuar ajudando na recuperação das ações da Vale.
Ainda no campo das commodities, o petróleo também registra alta neste início de dia, com o barril do tipo Brent em alta de 0,55%, cotado a 79,99 dólares, às 7h40.
No cenário nacional, a dinâmica fiscal continua sendo uma preocupação. O governo continua dando sinais trocados e, na terça-feira, 23, na cerimônia de prorrogação até 2028 do Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu o benefício fiscal para o setor como “investimento”, na contramão daquilo que tem falado nos últimos meses.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a estimativa do governo é que a prorrogação deve representar uma renúncia fiscal de até R$ 5 bilhões em um período de cinco anos. No entanto, o ministro afirmou que o Executivo ainda não tem os números fechado sobre o impacto.
Em outro front, Haddad tem buscado convencer parlamentares sobre a extinção do Perse ( Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), após ter sido desmentido pelo presidente da Câmara dos Deputados, em entrevista ao vivo, sobre o que sido o acordado sobre o impacto do programa quando a prorrogação foi acertada.
O Programa Nova Indústria também continua no radar, em entrevista ao Estadão, o diretor do Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tentou esclarecer parte das críticas ao pacote. De acordo com Gordon, não haverá compra de ações, mas sim investimentos em fundos em parceria com o mercado. Serão injetados R$ 8 bilhões em fundos de investimento, sem aquisição direta de participação como ocorreu na política dos “campeões nacionais”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)