O novo prazo do Haddad para a MP da Reoneração
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 22, em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura que o governo federal pretende dar uma solução para a MP da reoneração até a próxima semana...
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 22, em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura que o governo federal pretende dar uma solução para a MP da reoneração até a próxima semana.
“Eu ouvi o presidente [Rodrigo] Pacheco a respeito do que ele sentia dos líderes e levei ao conhecimento do presidente Lula. Na quinta-feira [passada], [Arthur] Lira foi a Brasília para um encontro comigo em que exploramos possibilidades. Se não nesta semana, na próxima, vamos ter uma decisão a esse respeito”, disse o ministro durante o programa da TV Cultura.
A priori, segundo Haddad, uma das saídas seria a divisão das medidas em dois assuntos: uma MP sobre o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e um projeto de lei sobre a reoneração da folha. O ministro informou que o presidente Lula recomendou que esse tema fosse tratado diretamente com Lira e Pacheco.
Nas últimas semanas, o assunto tem preocupado o ministro da Fazenda. Mas Haddad não achou uma solução. No escopo político, também há um receio por parte do Palácio do Planalto de que Lula sofra nova derrota no Congresso.
Na sexta-feira passada, Pacheco declarou que o governo vai revogar a medida provisória (MP) da reoneração. Haddad insiste na reoneração gradual da folha de pagamentos. Já Lula, defende a construção de uma alternativa com o Congresso.
Desde o início das discussões, o presidente do Senado Federal declarou que a MP causou “estranheza” por se tratar de um tema já debatido pelo Congresso e não descartou a possibilidade de devolução parcial da medida.
A desoneração da folha de pagamentos foi instituída no governo Dilma Rousseff (PT), em 2011, e vem sendo prorrogada desde então de forma ininterrupta.
Pacheco tem afirmado que deve decidir ainda em janeiro, durante o recesso parlamentar, o assunto e botar um ponto final nesse caso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)