Latitude#61: a diplomacia ‘PT puro-sangue’ do governo Lula
O diplomata Rubens Ricupero, que foi ministro do Meio Ambiente e da Fazenda no governo de Itamar Franco, além de embaixador do Brasil na ONU...
O diplomata Rubens Ricupero, que foi ministro do Meio Ambiente e da Fazenda no governo de Itamar Franco, além de embaixador do Brasil na ONU, disse em entrevista ao podcast Latitude não concordar com a “visão de mundo” do governo Lula e do PT.
Para o ex-ministro, a atual política externa do governo Lula é “PT puro-sangue”.
“A política externa que o Lula desenvolve hoje em dia é ‘PT puro-sangue’. Em um governo que foi eleito com uma grande união de forças, pelo menos nessa área, obedece inteiramente à visão de mundo que é do PT, que é do Celso Amorim, que é também do próprio Lula, provavelmente”.
Na entrevista, Ricupero criticou a gestão e o Itamaraty por não condenarem a invasão da Ucrânia pelas forças de Vladimir Putin.
“Quem quiser estar dentro do direito internacional e da Carta das Nações Unidas não pode deixar de condenar porque é membro dos Brics ou porque não quer levar água para o moinho dos Estados Unidos ficar em uma atitude dúbia em relação à Ucrânia. Tem que ser claro, tem que ser determinado. Isso não quer dizer que nós vamos tomar parte em um conflito militar. Mas nós vamos dizer com quem está a justiça”, afirmou.
O embaixador também comenta as relações do governo Lula com a Venezuela, Nicarágua e Cuba. Falou ainda sobre o presidente argentino Javier Milei e seu projeto de colocar seu país dentro da OCDE.
Assine Crusoé/ O Antagonista e assista ao programa completo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)