Novo reajuste do INSS em 2024: aposentados e pensionistas terão aumento no salário
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento reajustado de mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas. O aumento nos valores dos benefícios será aplicado a partir da primeira parcela de 2024...
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento reajustado de mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas. O aumento nos valores dos benefícios será aplicado a partir da primeira parcela de 2024, cujo pagamento ocorrerá entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro.
Reajuste é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2023
O reajuste se aplica a todos os benefícios que superam o valor do salário mínimo. O índice utilizado para o cálculo é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2023, que no período de janeiro a dezembro do ano passado, acumulou um aumento de 3,71%.
Como fica o novo piso do INSS em 2024?
Em 2024, o novo piso para os benefícios do INSS será de R$ 1.412, um aumento de 8,4% em relação ao salário mínimo de 2023. Com este reajuste, o teto dos benefícios pagos pelo INSS será de R$ 7.786,01.
Beneficiários podem consultar data e valor dos pagamentos
Os aposentados e pensionistas podem verificar a data do pagamento pelo último número do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador. Os segurados que já recebem o benefício seguem a data habitual de pagamento. Já o valor do pagamento pode ser consultado por meio do site ou app Meu INSS, ou também através da Central 135.
Em 2024, o INSS pagará mensalmente mais de 39 milhões de brasileiros, entre benefícios assistenciais e previdenciários. Deste total, aproximadamente 26,1 milhões recebem até um salário mínimo e outros 12,8 milhões auferem um valor acima do piso nacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)