Chuva deixa seis cidades do RJ em situação de emergência
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, oficializou, nesta sexta-feira, 19, a situação de emergência declarada por seis cidades da região metropolitana do estado por causa das chuvas dos últimos dias...
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, oficializou, nesta sexta-feira, 19, a situação de emergência declarada por seis cidades da região metropolitana do estado por causa das chuvas dos últimos dias.
Os temporais ocorridos no último final de semana causaram sérios danos nessas localidades, resultando em pelo menos 12 mortes e deixando milhares de desalojados.
Os decretos emergenciais foram publicados no Diário Oficial e já estavam em vigor desde o início desta semana, após as prefeituras de São João de Meriti, Mesquita, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis e Rio tomarem a decisão diante dos estragos causados pelos temporais.
O que facilita a homologação da situação de emergência
Com a homologação da situação de emergência, será possível acelerar as ações estaduais para responder aos desastres e também dispensar a realização de licitação para procedimentos emergenciais, como execução de obras, serviços e aquisição de equipamentos necessários para lidar com a situação.
No entanto, as prefeituras ainda precisam providenciar a complementação da documentação em até 15 dias para que as medidas sejam efetivamente implementadas.
O governo estadual informou que um levantamento preliminar junto às prefeituras revelou que pelo menos 30 mil cadastramentos foram realizados para avaliação de elegibilidade ao Cartão Recomeçar. Esse benefício concede um auxílio financeiro no valor de R$ 3 mil às pessoas afetadas pelos efeitos das chuvas.
Qual a previsão do tempo para o fim de semana?
Um sistema de baixa pressão no oceano provocará chuvas moderadas a fortes a partir da tarde desta sexta-feira, também acompanhadas por raios. Segundo os meteorologistas, a precipitação poderá ultrapassar os 25 milímetros por hora em pelo menos um ponto da cidade, com ventos atingindo até 76km/h.
Ministro admite que o Brasil “não se prepara para fortes chuvas”
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés (PDT), disse que o Brasil ainda não tem preparação para lidar com eventos climáticos extremos. O chefe da pasta visitou as regiões do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 16, que enfrentaram as fortes chuvas no último fim de semana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)