“Enem dos Concursos”: inscrições abrem nesta sexta-feira (19) e oferece 6.640 vagas
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aninciou que será aberto, nesta sexta-feira (19), o período de inscrições para o...
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aninciou que será aberto, nesta sexta-feira (19), o período de inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”. Espera-se que o certame receba de dois a três milhões de inscritos.
As inscrições, que vão até o dia 9 de fevereiro, poderão ser feitas na página do gov.br. No ato da inscrição, o candidato deve escolher entre as carreiras oferecidas, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco consiste em carreiras similares.
Realização das provas e divulgação dos resultados
Segundo o MGI, as provas estão previstas para o dia 5 de maio, em 220 cidades por todo o Brasil. Os exames contarão com questões objetivas e dissertativas específicas para cada área de atuação.
A previsão é que os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações sejam divulgados no dia 3 de junho, enquanto os resultados finais deverão ser divulgados em 30 de julho.
Suporte para candidatos
O MGI também espera firmar uma parceria com o Banco do Brasil e os Correios até o final da semana para disponibilizar agências de atendimento nas cidades onde as provas serão aplicadas. O objetivo é ajudar a população que não dispõe de acesso à internet ou tem dúvidas sobre o processo de inscrição.
Como funciona o concurso
O CPNU selecionará candidatos para mais de 80 carreiras em mais de 20 órgãos do governo federal. O principal diferencial é que os candidatos poderão concorrer a diversas vagas em órgãos diferentes, dentro de uma mesma área de atuação, pagando uma única taxa de inscrição.
Os valores da taxa serão de R$ 60 para o nível médio e R$ 90 para o nível superior. Serão aplicadas isenções para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e bolsistas ou inscritos no Prouni e Fies.
Distribuição das vagas
O concurso oferece um total de 6.640 vagas distribuídas em 21 diferentes órgãos federais, incluindo MGI, Ministério do Trabalho, Incra, IBGE, Funai e Ministério da Saúde.
Cotas no CPNU
O MGI informou que haverá reserva de cotas no concurso: 5% para candidatos com deficiência, 20% para candidatos negros e 30% das vagas na Funai para candidatos de origem indígena.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)