CEO da OpenAI negocia conteúdo de jornal para uso no ChatGPT
Segundo o líder da OpenAI, a proposta foi realizada no intuito de obter a permissão para exibição no ChatGPT de artigos e reportagens...
Sam Altman, diretor-executivo da OpenAI, surpreendeu o público no Fórum Econômico Mundial em Davos, ao declarar que fez uma oferta financeira generosa ao New York Times para usar o conteúdo do jornal no ChatGPT antes de ser surpreendido com uma ação judicial do próprio jornal.
O caso OpenAI x jornal New York Times
O executivo revelou a curiosa tentativa de acordo ao discursar no 54º Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.
Segundo o líder da OpenAI, a proposta foi realizada no intuito de obter a permissão para exibição no ChatGPT de artigos e reportagens produzidos pelo jornal.
A visão de Altman
O empreendedor sustentou que sua empresa ficou tão perplexa quanto todos ao descobrir que o New York Times havia decidido processá-la.
Ele acrescentou que não está especialmente alarmado com o processo, visto que não necessita especificamente dos dados do New York Times para treinar o modelo da OpenAI.
“Qualquer fonte de treinamento específica não faz uma grande diferença para nós”, afirmou.
Em dezembro de 2023, o New York Times acusou a Microsoft e a OpenAI de infringirem direitos autorais ao utilizarem milhões de reportagens publicadas pelo jornal para treinar seus modelos de chatbot.
Além disso, alegou que uma parcela considerável das informações utilizadas pelas tecnologias de inteligência artificial provém de seu conteúdo.
A resposta da OpenAI
A OpenAI apresentou sua defesa no início de janeiro, sustentando que trabalha em parceria com várias organizações jornalísticas, explorando novas oportunidades de monetização e receita para o setor.
“Nossos objetivos são apoiar um ecossistema de notícias saudável, ser um bom parceiro e criar oportunidades mutuamente benéficas”, declarou a tecnológica.
Antes do processo movido pelo NYT, escritores americanos já haviam levantado a questão dos direitos autorais contra atuação de ferramentas de Inteligência artificial.
Em julho de 2023, os escritores Sarah Silverman, Christopher Golden e Richard Kadrey entraram com uma ação contra a OpenAI e a Meta, alegando que os algoritmos do ChatGPT e do LLaMA, IA da Meta, estavam treinando com dados de suas obras adquiridos ilegalmente.
Este caso é o primeiro do tipo, marcando um momento histórico para a interação entre a mídia, autores e a indústria da inteligência artificial.
Fonte: Poder 360
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)