Denúncia de racismo contra Vinicius Júnior é arquivada por falta de provas na Espanha
Mesmo após muito barulho das redes e da mídia, as denúncias de racismo contra Vinícius Júnior foram...
Em Pamplona, norte da Espanha, um juiz decidiu arquivar uma denúncia de insultos racistas contra o atacante brasileiro do Real Madrid, Vinicius Júnior. O caso ocorreu durante uma partida do Campeonato Espanhol contra o Osasuna na última temporada. A decisão do magistrado se baseou na falta de informações suficientes para identificar os autores do crime.
O magistrado do tribunal número 4 de Pamplona reconheceu que “os fatos podem constituir crime”, de acordo com o despacho do tribunal, citado em comunicado divulgado pelo Tribunal Superior de Justiça de Navarra nesta terça-feira (16). No entanto, devido à falta de dados sobre os responsáveis, o juiz decidiu pelo “não conhecimento provisório (…) e o arquivamento dos processos”. O despacho ainda está aberto a recurso.
Injúria racial contra Vini Jr. na Liga Espanhola
Os insultos racistas contra Vinicius Júnior foram inicialmente denunciados à Justiça por LALIGA, após uma partida contra o Osasuna, realizada em 18 de fevereiro de 2023, válida pela 22ª rodada do Campeonato Espanhol. Na ocasião, a equipe merengue saiu vitoriosa com 2 a 0 no placar.
Nos últimos tempos, o atacante brasileiro tem sido alvo constante de injúria racial. O caso mais recente gerou uma forte reação das autoridades.
Punição aos autores dos insultos
Em Madri, o Ministério Público espanhol chegou a pedir quatro anos de prisão para quatro indivíduos que penduraram um boneco vestindo a camisa de Vini Jr. em uma ponte da capital espanhola. O ato ocorreu antes de uma partida da Copa do Rei, a cerca de um ano atrás.
No mês de outubro, Vinicius Júnior também testemunhou perante a justiça no caso de insultos recebidos durante uma partida contra o Valencia, em 21 de maio do ano passado.
A luta de Vinicius Júnior contra o racismo
O atleta se tornou um símbolo na luta contra o racismo no futebol. Durante a cerimônia da Bola de Ouro, em novembro, o jogador do Real Madrid lamentou ainda ter que abordar o tema racismo nos dias atuais. “É triste falar de racismo hoje, mas é preciso continuar lutando para que as pessoas sofram cada vez menos”, declarou.
Na mesma ocasião, Vinicius Júnior foi agraciado com o Prêmio Sócrates, em reconhecimento ao seu trabalho social por meio de projetos educativos no Brasil e simbolizando sua luta contra a discriminação.
A CNN Esportes acompanha de perto o desenrolar desses casos e demais atualizações sobre o mundo dos esportes. Acompanhe em todas as plataformas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)