Saque Aniversário do FGTS através de empréstimo: entenda como funciona a alternativa
Com a crise financeira decorrente da pandemia pela Covid-19, muitos brasileiros estão procurando alternativas para conseguir uma renda extra.
Com a crise financeira decorrente da pandemia pela Covid-19, muitos brasileiros procuraram alternativas para conseguir uma renda extra.
Uma dessas alternativas que surgiu foi a possibilidade de realizar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por meio de empréstimo.
Como aderir o Saque-Aniversário?
É importante salientar que para poder aderir a essa modalidade de empréstimo ligada ao FGTS é necessário está inscrito na modalidade de saque-aniversário.
Ao escolher essa opção, o trabalhador opta por retirar anualmente uma porcentagem do dinheiro retido na conta do FGTS.
Empréstimo simples e descomplicado
O processo para aderir ao empréstimo é simples e descomplicado, podendo ser feito pelo computador ou pelo celular, dispensando a necessidade de se deslocar até uma agência da Caixa.
O crédito liberado é rápido, sem burocracia, e o trabalhador pode antecipar até cinco parcelas do saque-aniversário.
Quem pode solicitar?
Os requisitos para solicitar o empréstimo FGTS são:
- ser maior de 18 anos ou emancipado; possuir conta na CAIXA;
- ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do FGTS;
- ter saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos estabelecidos; estar com o CPF regular na Receita Federal;
- estar adimplente com a CAIXA ou utilizar o crédito para quitar dívidas.
Vantagens e desvantagens do empréstimo FGTS
Uma das principais vantagens é que ao optar por esse empréstimo, não há necessidade de comprometer a renda mensal, pois o desconto ocorre no mês do aniversário do trabalhador, sendo feito anualmente. A adesão ao saque-aniversário pode ser feita pelo aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa.
No entanto, antes de aderir a essa opção é importante estar ciente de que parte do valor retido na conta do FGTS será bloqueado, sendo proporcional ao valor antecipado no empréstimo.
Diante disso, a sugestão é analisar com cuidado todas as condições, vantagens e possíveis bloqueios antes de aderir a esse tipo de empréstimo. Lembrando que a finalidade dessa nova modalidade é auxiliar os trabalhadores em um momento de crise, e não endividá-los ainda mais.
Dessa forma, antes de se comprometer com a antecipação do saque, pondere se essa realmente é a melhor opção para o seu momento financeiro e verifique todas as condições contratuais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)