Conheça o arsenal dos EUA em novo ataque contra grupo Houthi
Na manhã desse sábado (13), o navio de guerra dos Estados Unidos, USS Carney, conduziu um ataque ao grupo Houthi no Iêmen...
Na manhã desse sábado (13), o navio de guerra dos Estados Unidos, USS Carney, conduziu um ataque ao grupo Houthi no Iêmen. A operação militar utilizou mísseis Tomahawk e foi divulgada pelo Comando Central dos EUA (CENTCOM).
Objetivo do ataque
De acordo com o comunicado do CENTCOM, o ataque é uma “ação subsequente a um alvo militar específico associado aos ataques realizados em 12 de janeiro”. A operação tem como objetivo principal “degradar a capacidade dos Houthis de atacar embarcações marítimas, incluindo embarcações comerciais”.
Causas do conflito
Os Houthis têm realizado ataques a navios comerciais que atravessam o Mar Vermelho. Segundo o grupo, esta é uma forma de retaliação contra Israel, em reposta à sua campanha militar em Gaza. No entanto, na última quinta-feira (11), os EUA e o Reino Unido realizaram um contra-ataque aos alvos Houthi. O objetivo é interromper a capacidade do grupo extremista de disparar contra rotas marítimas internacionais que passam pelo Mar Vermelho.
Continuidade do conflito
Este é mais um capítulo do conflito que envolve os Houthis, os EUA e seus aliados, que procuram estabilizar a região e garantir a segurança das atividades marítimas. A situação ainda é instável no Iêmen e a busca por uma solução que garanta paz e segurança na região continua sendo a prioridade para a comunidade internacional.
Confira mais notícias sobre o conflito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)