Coreia do Norte abre fronteiras para o primeiro grupo de turistas desde o início da pandemia
Após 4 anos, a Coreia do Norte voltará a receber turistas. O país estabeleceu uma das políticas mais rígidas contra a covid-19 e...
Um grupo de turistas da Rússia está prestes a fazer história ao tornar-se a primeira leva de visitantes a entrar na Coreia do Norte desde que os bloqueios de fronteira anti-Covid foram impostos no início de 2020, segundo comunicação das autoridades provinciais russas e de um guia turístico ocidental.
Viagem organizada em circunstâncias especiais
A Coreia do Norte impôs devido à pandemia de Covid-19 alguns dos controles de fronteira mais rigorosos do mundo e ainda mantém a maior parte de suas fronteiras fechadas para estrangeiros. No entanto, esta viagem organizada por uma agência de turismo sediada em Vladivostok, na Rússia, surge como um importante precedente. Ela foi organizada quando o governador da região de Primorsky Krai, no extremo leste da Rússia, que faz fronteira com a Coreia do Norte, visitou Pyongyang em dezembro, informou o governo regional, em uma postagem no Telegram.
Uma viagem de quatro dias com paradas em Pyongyang e em uma estação de esqui
De acordo com o itinerário online, a excursão de quatro dias partirá em 9 de fevereiro e incluirá visitas à capital norte-coreana, Pyongyang, e a uma estação de esqui. Simon Cockerell, gerente geral da Koryo Tours, sediada em Pequim, que não está envolvida na organização desta viagem, confirmou à Reuters que a visita russa está acontecendo sob condições especiais.
“É um bom sinal, mas eu hesitaria em dizer que isso necessariamente levará a uma abertura mais ampla devido às circunstâncias especiais desta única viagem”, disse ele. “Mas, considerando que não há turistas há mais de quatro anos, qualquer viagem de turismo pode ser vista como um passo positivo”.
A relação entre a Coreia do Norte e a Rússia
Esta visita se dá em um contexto de crescente interação entre a Coreia do Norte e a Rússia. No último mês de setembro, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram para uma cúpula no leste da Rússia, onde prometeram aprofundar a cooperação em diversos setores, incluindo econômico, político e militar, a despeito das sanções internacionais contra o país asiático.
O turismo não é impactado pelas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que restringem negócios com a Coreia do Norte por causa de seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.
Benefícios financeiros no turismo para a Coreia do Norte
No ano que antecedeu a pandemia, a Coreia do Norte viu um aumento do número de turistas provenientes da China, o que possivelmente proporcionou ao país uma receita extra de até 175 milhões de dólares em 2019, de acordo com uma estimativa da NK News, com sede em Seul.
Resta saber se este evento marca um passo rumo à abertura mais ampla da Coreia do Norte ao turismo global ou se permanecerá como uma exceção à regra rígida de controle de fronteiras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)