Um inesperado apoio à candidatura de Kim Kataguiri em SP
A candidatura do deputado federal Kim Kataguiri (foto) à prefeitura de São Paulo pode ganhar um inesperado e importante apoio: do União Brasil, seu próprio partido...
A candidatura do deputado federal Kim Kataguiri (foto) à prefeitura de São Paulo pode ganhar um inesperado e importante apoio: do União Brasil, seu próprio partido.
Segundo O Globo, dirigentes da legenda, que integra a gestão do prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), ficaram insatisfeitos com a iminente filiação do vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, ao MDB e articulam uma retaliação.
Liderada pelo presidente do União no Rio de Janeiro, Antonio Rueda, que deve assumir o comando nacional da sigla em fevereiro, no lugar de Luciano Bivar, a manobra seria mais um golpe contra a campanha de Nunes, após a ex-prefeita Marta Suplicy deixar a Secretaria de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo para ser candidata a vice-prefeita na chapa do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP).
A saída de Pampolha do União Brasil
Em dezembro de 2023, durante a COP-28, o governador do Pará, Helder Barbalho, convidou Pampolha para ingressar no MDB após o vice-governador do Rio dizer que estaria de saída do União em função de desgate interno.
“Articuladores de Pampolha apontam que algumas situações no União desagradaram o aliado do governador Cláudio Castro (PL). A principal diz respeito à eleição municipal no Rio e a proximidade do partido com o prefeito, Eduardo Paes (PSD), que é adversário de seu grupo político. O vice teria solicitado aos dirigentes partidários que fosse avisado sobre as movimentações de apoio na capital fluminense, mas teria sido surpreendido como uma foto de Antonio Rueda com Paes em Brasília”, disse O Globo.
Pampolha também teria ficado insatisfeito com o cargo de terceiro vice-presidente, que ocupa no partido, e com as negativas da cúpula do União Brasil do Rio de Janeiro de apoiar seus aliados no estado.
A candidatura de Kim em São Paulo
Parte do União Brasil de São Paulo, ligada ao vereador Milton Leite, já indicou ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) que a pré-candidatura do deputado Kim Kataguiri à prefeitura da capital paulista não vai prosperar, indicando ao prefeito que permanecerá na base aliada para concorrer à reeleição em 2024.
Mesmo assim, o deputado federal promete ir “até o final” com sua candidatura.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)