Os sapos que Élisabeth Borne engoliu por Macron
Gabriel Attal, de 34 anos, foi anunciado como novo primeiro-ministro da França. A nomeação veio após horas de expectativa devido à renúncia de Élisabeth Borne. A transição de governo...
Gabriel Attal, de 34 anos, foi anunciado como novo primeiro-ministro da França. A nomeação veio após horas de expectativa devido à renúncia de Élisabeth Borne. A transição de governo levou a imprensa local a fazer um balanço detalhado sobre a gestão de Borne no palácio de Matignon, endereço da sede do governo em Paris.
Com perfil tecnocrata, a engenheira de 62 anos comandou o governo francês por um período inferior a dois anos. Na linha do tempo das mulheres no poder, Borne figura como a segunda primeira-ministra do país, precedida por Édith Cresson, na década de 1990. Todavia, Borne teve dificuldades em ampliar a base de apoio para os projetos do presidente Emmanuel Macron na Assembleia Nacional, conforme aponta o jornal progressista Libération.
O jornal resumiu a saída da primeira-ministra no trocadilho “Borne Out”, uma brincadeira com “burn out”, expressão em inglês utilizada para identificar esgotamento físico e mental. Segundo a publicação, Borne foi leal ao presidente Macron, mas teve que engolir “muitos sapos”, reflexo da escassez de maioria parlamentar do partido governista.
Borne e as reformas impopulares
A ausência de uma base sólida no Parlamento levou Borne a promover uma série de reformas impopulares, dentre elas a da Previdência e de leis orçamentárias que diminuíram direitos dos franceses. Estas modificações foram realizadas com base no artigo 49-3 da Constituição francesa, que permite a execução de reformas sem a necessidade de uma votação em plenário.
Sua renúncia e substituição por Gabriel Attal indicam um novo ciclo e enfrentamento de antigos desafios da política francesa. Agora, a França e o mundo aguardam o que o jovem primeiro-ministro poderá trazer de inovações ao cenário político atual.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)