Exército de Israel inicia fase menos intensa da ofensiva contra o Hamas
O contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa israelenses, afirmou nesta segunda-feira, 8, que Israel iniciou uma nova e menos intensa fase da ofensiva militar contra o Hamas na Faixa de Gaza...
O contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa israelenses, afirmou nesta segunda-feira, 8, que Israel iniciou uma nova e menos intensa fase da ofensiva militar contra o Hamas na Faixa de Gaza.
“A guerra mudou de fase”, disse o porta-voz militar em entrevista ao jornal The New York Times. “Mas a transição será sem cerimônia. Não se trata de anúncios dramáticos”, acrescentou.
A declaração foi dada horas antes do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegar a Israel.
Segundo o porta-voz das FDI, Israel continuará reduzindo o número de tropas em Gaza, um processo que começou neste mês.
Hagari também afirmou que as operações militares israelenses ficaram menos intensas à medida que as tropas trocaram manobras em larga escala por ataques mais direcionados.
Ele acrescentou que a ofensiva israelense concentrará esforços contra os grupos terroristas do sul e do centro de Gaza, especialmente em torno das cidades de Khan Younis e Deir al Balah.
O porta-voz militar disse ainda que Israel deve permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza, incluindo a instalação de tendas para abrigar pessoas deslocadas.
Blinken no Oriente Médio
O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, está em uma nova viagem ao Oriente Médio na tentativa de evitar um prolongamento da guerra em Gaza e a escalada do conflito no restante da região.
Desde 7 de outubro de 2023, quando terroristas do Hamas assassinaram brutalmente 1.200 pessoas em Israel, esta é a quarta vez que o secretário de Estado americano vai à região.
Planos de Israel para Gaza
Naquinta-feira, 4, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, apresentou os planos israelenses para Gaza. Ele descartou uma ocupação permanente ou um novo assentamento judaico na Faixa de Gaza e defendeu que os palestinos mantenham o controle civil.
Gallant disse que o seu plano já foi apresentado ao governo americano e discutido com outros aliados.
O ministro da Defesa explicou que Gaza será, pelo menos parcialmente, administrada por palestinos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)