Febraban: Crescimento da Carteira de Crédito Sobe para 8,5% em 2024
Bancos aprimoram previsões de empréstimos para 2024. Carteira de crédito cresce para 8,5% As expectativas para o desempenho do empréstimo têm melhorado para 2024, com a projeção de crescimento da carteira de crédito total para este ano aumentando de 8,3% para 8,5%.
As expectativas para o desempenho do empréstimo têm melhorado para 2024, com a projeção de crescimento da carteira de crédito total para este ano aumentando de 8,3% para 8,5%, como demonstrado pela Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em dezembro. Os bancos estão confiantes que as taxas de juros continuarão a cair e a inadimplência será reduzida.
Altas expectativas para carteiras livres e direcionadas de crédito
O estudo Febraban também mostra aumentos na expectativa da carteira livre de crédito e da carteira direcionada em 2024. A previsão para a carteira livre subiu de 8,2% para 8,4%, e para a carteira direcionada, aumentou de 8,5% para 8,6%.
Menos otimismo para 2023
No entanto, a projeção de crescimento para 2023 caiu de 7,4% para 6,9% de novembro a dezembro. Os bancos apontam para os altos juros, o aumento da inadimplência e vários problemas em empresas como razões para a desaceleração do crescimento dos empréstimos em 2023.
Expectativas de inadimplência
Nas taxas de inadimplência para a carteira livre, a pesquisa não mostrou alteração para 2023 e 2024. Para 2023, a previsão é de uma taxa de calote de 4,9% da carteira, o mesmo nível atual do indicador (dados de outubro do Banco Central). Isso reforça a tese de que a trajetória de aumento da inadimplência chegou ao fim, de acordo com a Febraban. Para 2024, a projeção permaneceu em 4,6% no final do ano, indicando uma queda potencial em relação a 2023.
Febraban conduz sua pesquisa a cada 45 dias, logo após a divulgação da Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A pesquisa revela as estimativas dos bancos para o comportamento de diversas variáveis econômicas ao longo do ano atual e do próximo. A edição mais recente foi feita com entrevistas a 18 bancos entre 20 e 22 de dezembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)