No Ceará, PT filia deputado para concorrer contra PDT de Ciro
O deputado estadual do Ceará Evandro Leitão assinou a ficha de filiação ao PT no domingo, 17. Ele deixou o PDT, de Ciro Gomes, que passa por um esvaziamento no estado...
O deputado estadual do Ceará Evandro Leitão assinou a ficha de filiação ao PT no domingo, 17. Ele deixou o PDT, de Ciro Gomes, que passa por um esvaziamento no estado.
Evandro Leitão é apontado como pré-candidato petista à prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. Caso se confirme a indicação, ele irá concorrer contra o prefeito pedetista José Sarto, que deve tentar a reeleição e está no PDT de Ciro desde 2016.
O ato de filiação de Evandro Leitão foi marcado por um grande evento que contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, ambos do PT. O convite para Leitão ingressar na legenda havia partido deles. Também esteve presente o deputado federal Eunicio Oliveira (MDB), aliado de Lula.
Ao discursar, Evandro Leitão negou estar “traindo” o histórico político que acumulou no PDT. “Faço política dessa forma, com esse grupo político já de algum tempo. Sempre fui desse projeto político, em todos os momentos, seja para resistir ao fascismo e ao bolsonarismo, seja para defender todos os momentos em que a população precisava”, disse.
Filiação de Evandro Leitão ao PT é consequência da briga dos irmãos Ciro e Cid Gomes, que disputam o comando do PDT no estado
Em novembro, Cid Gomes foi destituído do comando do PDT do Ceará após cerca de 40 prefeitos cearenses pedirem desfiliação da sigla em um movimento articulado por ele. Cid conseguiu retomar o controle do partido após decisão judicial, mas a saída dele é dada como certa e um dos destinos ventilados é o Podemos.
Ciro e Cid estão brigados desde o ano passado. Um dos motivos seriam divergências sobre os rumos do partido no Ceará. Cid Gomes defendia a aliança PT-PDT, mas Ciro, que concorria à presidente da República posicionou-se contra com intuito de garantir palanque para si no estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)