Senador quer voto aberto em todas as deliberações do Congresso
O senador Jorge Seif (PL-SC / foto) está buscando o apoio de seus colegas para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria, que visa proibir o voto secreto em todas as deliberações do Poder Legislativo...
O senador Jorge Seif (PL-SC / foto) está buscando o apoio de seus colegas para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria, que visa proibir o voto secreto em todas as deliberações do Poder Legislativo.
O Antagonista adiantou, nesta terça-feira, 28, que a indicação para cargos como ministros do STF ou para a Procuradoria-Geral da República ocorre por meio de votação secreta no plenário. E esse fato dificulta o trabalho da oposição. Por essa razão, parlamentares avaliam apresentar uma emenda à indicação, em plenário, para tentar barrar esse expediente, assim como fez Seif. A chance de sucesso, no entanto, é diminuta.
Para que a proposta comece a tramitar no Senado, é necessário obter 27 assinaturas. Em um pronunciamento ontem, 28, o parlamentar argumentou que a transparência é uma exigência da população brasileira, que tem o direito de saber como seus representantes estão votando, especialmente em decisões que moldam o futuro do país, como a escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Votar de forma aberta e transparente não é apenas um ato de responsabilidade, mas também um compromisso de honestidade e integridade com nosso público. Ao adotarmos o voto aberto, estamos promovendo coerência com nossas ações e com o que falamos durante nossas campanhas em nossos estados. Sabemos que existem pressões e medo de retaliação, mas nós, enquanto homens públicos, temos cada centavo gasto disponível no Portal da Transparência. Por que não dar essa oportunidade ao povo brasileiro de saber como seu representante vota e em quem vota?“, questionou o senador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)