Paulo Gonet é indicado a PGR, saiba quem ele é
Lula indicou Paulo Gonet Branco para assumir o cargo de Procurador-Geral da República (PGR), após o final do mandato de Augusto Aras, em setembro. Desde então,...
Lula indicou Paulo Gonet Branco para assumir o cargo de Procurador-Geral da República (PGR), após o final do mandato de Augusto Aras, em setembro. Desde então, Elizeta Ramos está no cargo interinamente.
A confirmação de Gonet na PGR veio nesta segunda-feira, 27 de novembro.
Com 62 anos, o doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília (UnB), Paulo Gonet é procurador-geral eleitoral interino e já atuou como vice-procurador-geral eleitoral e subprocurador-geral da República.
Ele foi responsável pelo parecer favorável do Ministério Público Federal (MPE) à inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) na ação sobre a reunião com embaixadores, na qual o então presidente contestou o sistema eleitoral sem provas em julho de 2022, a semanas do início oficial da campanha eleitoral.
Durante as eleições de 2022, Paulo Gonet foi ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apresentou uma representação contra Bolsonaro por suas falas contestando o sistema eleitoral brasileiro. Além disso, solicitou a exclusão do vídeo da reunião com os embaixadores de veículos da imprensa.
O nome do subprocurador à PGR recebeu apoio dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A espera para anunciar Paulo Gonet foi maior do que o usual. O mandato de Aras acabou em 26 de setembro.
O tempo de espera recorde anterior foi 10 vezes menor, quando Dilma Rousseff levou quatro dias para indicar Rodrigo Janor, após o fim do mandato de Roberto Gurgel.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)