Lula se reúne com ministros do STF após aprovação de PEC no Senado
Presidente se reuniu com os integrantes do STF após o líder do governo ter votado pela aprovação da PEC no Senado...
O presidente Lula se reuniu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no Palácio da Alvorada, na noite de quinta-feira, 23. O encontro ocorreu depois da aprovação pelo Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas dos integrantes da Corte.
Participaram da conversa com Lula os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, além do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
O encontro foi promovido por Lula como forma de acenar ao ministros do STF diante do voto do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT, -BA), a favor da aprovação da matéria. A avaliação no Executivo é de que o posicionamento de Wagner foi determinante para que senadores indecisos da base governista também apoiassem o texto. A PEC foi aprovada por 52 votos, três a mais do que o mínimo necessário.
A aprovação da PEC, que ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, gerou forte reações entre os integrantes do STF. Decano da Corte, o ministro Gilmar Mendes, afirmou o Supremo não é formado por “covardes” e que não aceitaria intimidações de outros Poderes.
“Estranha prioridade, chega a ser cômico. STF não admite intimidações. É preciso altivez para rechaçar esse tipo de ameaça de maneira muito clara. Esta Casa não é composta por covardes. Esta Casa não é composta por medrosos”, disse o ministro.
O aceno de Lula aos ministros ocorre em meio ao movimento do governo de tentar avançar com pautas econômicas no STF. Entre elas, o pedido para destravar o pagamento de estoque de precatórios, calculado em 95 milhões de reais por crédito extraordinário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)