Crusoé: Lula indica diplomata para a Venezuela de Maduro
Lula indicou Glivania Maria de Oliveira (foto) para a embaixada do Brasil em Caracas, na Venezuela. O nome, anunciado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 23 de novembro, será sabatinado pelo Senado e, se aprovado, atuará na articulação de Brasília com o ditador Nicolás Maduro...
Lula indicou Glivania Maria de Oliveira (foto) para a embaixada do Brasil em Caracas, na Venezuela. O nome, anunciado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 23, será sabatinado pelo Senado e, se aprovado, atuará na articulação de Brasília com o ditador Nicolás Maduro.
A futura diplomata também será a responsável por reabrir a embaixada, fechada desde 2020 durante a gestão de Ernesto Araújo, então chanceler de Jair Bolsonaro. Reatar os laços com a ditadura de Maduro era um dos planos de Lula após eleito.
Glivânia é servidora de carreira do Ministério de Relações Exteriores e atualmente é diretora do Instituto Rio Branco, responsável pela parte cultural do Itamaraty e também pelo prestigiado curso de formação de diplomatas brasileiro. Antes, ela foi embaixadora no Panamá e atuou nas embaixadas brasileiras em Varsóvia (Polônia), Boston (EUA) e Assunção (Paraguai).
O cargo é sensível por uma série de razões que vão além da clara simpatia de Lula com o ditador chavista — a quem chegou a dizer que seu governo, com violações aos direitos humanos em série, era uma suposta vítima de “narrativas”.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)